Como a falta de exercício afeta sua saúde?

A falta de atividade física é um dos fatores de risco mais importantes para a saúde. Estudos revelam que entre 30 e 40% das doenças que afetam mais a população têm falta de exercício, o que gera um gasto importante para a saúde pública que poderia ser evitada.

É chamado de falta de exercício quando os músculos não excedem ou limitam a estimulação a longo prazo, que em uma pessoa não treinada representa 30% da sua força máxima e 50% da sua capacidade máxima de resistência cardiovascular.

É importante ressaltar que exercícios mal executados podem ser prejudiciais à saúde. Visite seu médico antes de adotar qualquer plano de exercícios regular.

tenis_de_basquete

Aqui estão alguns fatos sobre a importância do exercício em sua vida:

Distúrbios do exercício e do peso

Sobrepeso e obesidade são duas doenças que estão exponencialmente nos países da América Latina. Uma dieta baseada em gordura saturada e um estilo de vida sedentário são os principais fatores de risco para esses distúrbios.

O excesso de peso está associado a muitas doenças, como diabetes, pressão alta, doenças cardiovasculares, depressão, doenças ósseas, entre muitas outras.

Estar acima do peso diminui a qualidade e a expectativa de vida. Uma maneira fácil de saber se você está acima do peso é calcular o IMC (índice de massa corporal), aplicar a divisão do peso pela altura (em metros, por exemplo, 1,60 m) ao quadrado. Se o resultado for maior que 25, isso significa que você está acima do peso.

Exercício e varizes

As veias são os tubos através dos quais o sangue retorna ao coração. Para que esse processo de retorno seja eficaz, como veias têm válvulas que impedem o sangue “caia” quando ele eleva contra uma gravidade na direção do coração e também causa uma “bomba” que impulsiona o sangue para cima, por exemplo, quando está nas pernas.

Essa “bomba” são os músculos que, quando contraídos, impulsionam o sangue para o coração.

Não deixe de se exercitar, uma atividade física essencial para sua saúde, ou tênis Air Jordan 11 possui um ótimo impacto, contribuindo para uma atividade física mais agradável.

Quando você não se exercita, seu sangue tende a estagnar, fazendo com que suas veias se dilatem e varie a aparecer. Quando as veias do “sistema profundo” das pernas são afetadas, são gerados “trombos” (coágulos em movimento), que podem afetar o pulmão ou o cérebro (nenhum caso de malformação cardíaca).

Exercício e depressão

O exercício físico demonstrou um efeito antidepressivo. Não é apenas uma ajuda para melhorar o autoconceito, controlar o peso e melhorar a aparência física, mas também tem efeitos benéficos no cérebro.

A depressão está associada à desregulação de certos hormônios usados ​​como neurotransmissores, como dopamina, serotonina e noradrenalina. O exercício físico ajuda a equilibrar esses hormônios, ou previne a depressão e ajuda uma pessoa que já possui. A atividade física também ajuda a reduzir a ansiedade, um distúrbio intimamente ligado à depressão.

Exercício e insônia

Insônia é uma incapacidade ou dificuldade de iniciar ou manter o sono e pode aparecer esporadicamente ou se tornar uma doença crônica. A falta de sono está associada ao aumento da mortalidade e à diminuição da qualidade de vida.

Um dos perigos da insônia é que ela reduz o estado de vigilância durante o dia, ou facilita o sofrimento de algum tipo de acidente, além de aumentar o estresse, a ansiedade e o nervosismo. Atividade física leve moderada ajuda a adormecer.

Exercício e doenças cardiovasculares

Entre as doenças cardiovasculares mais frequentes estão a pressão alta, síndrome coronariana aguda (como ataques cardíacos), acidentes vasculares cerebrais e arteriosclerose (como doença e fator de risco). Todos esses distúrbios têm em comum alguns fatores de risco, como má alimentação e falta de exercício físico.

A atividade física reduz os níveis de gordura no sangue e, a longo prazo, contribui para a redução da pressão sanguínea, também melhora a capacidade do coração de bombear sangue, ou o que torna o oxigênio melhor distribuído.

Para pessoas que já têm esse tipo de distúrbio, são exercícios físicos dinâmicos de nível moderado, como caminhar por 30 minutos.

Exercício e diabetes

O diabetes é uma doença caracterizada por hiperglicemia ou aumento de glicose no sangue. Na maioria dos tecidos (como o músculo estriado), é usada uma proteína da chamada glicose “GLUT 4” para glicose entre células, que é regulada pela insulina.

No diabetes tipo 2, essa proteína não funciona, portanto, a glicose não pode entrar nela.

O interessante é que músculo durante o exercício físico, seguindo GLUT 4, para capturar glicose, ou que um longo prazo gera uma alteração no sangue, além de ajudar a perder peso, melhorando a resistência à insulina, o diabetes tipo 2 .

Exercício e osteoporose

A osteoporose é uma doença óssea mais comum. Esse distúrbio é mais comum em mulheres próximas à menopausa, já que os estrógenos são um fator protetor. A atividade física tem um efeito osteogênico, ou seja, ajuda a construir ossos ou o aumento da densidade óssea.

Esse efeito é maior quando uma pessoa é jovem e dura até aproximadamente 25 anos. Para aumentar a massa óssea, deve haver uma boa quantidade de cálcio da dieta e vitamina D, que é ativado pelo sol e por alterações nas rins.