Como administrar o estresse em seu trabalho

Trabalho muitas vezes significa estresse – esteja você dirigindo um caminhão, escrevendo um relatório ou encurralando uma sala cheia de crianças.

E o estresse é um fator de risco para doenças cardíacas e derrames. Embora a relação não seja completamente clara, algumas pessoas com altos níveis de estresse ou estresse prolongado podem ter níveis elevados de colesterol no sangue ou pressão arterial elevada ou ser mais propensas a desenvolver aterosclerose (estreitamento das artérias).

Portanto, é importante manter o estresse no local de trabalho sob controle. Não importa o quão ocupado seja seu trabalho, aqui estão seis estratégias que você pode experimentar hoje:

Se você tiver dois minutos…

  • Afaste a tensão. Um sinal comum de estresse é a tensão muscular no pescoço e na mandíbula. Encontre um local tranquilo para ficar de pé ou sentar-se com os olhos fechados. Mova lentamente a cabeça da frente para trás, de um lado para o outro e em um círculo completo. Abra a boca, movendo lentamente a mandíbula de um lado para o outro e da frente para trás. (Se esta atividade causar dor ou se você tiver sofrido algum ferimento nas costas, pescoço ou mandíbula, verifique primeiro com seu médico).

Se você tiver 10 minutos…

  • Dar um passeio. Esqueça de tomar outro café no intervalo; a atividade física alivia o estresse e a caminhada energiza seu corpo e espírito. Mesmo 10 minutos são suficientes para fazer a diferença. Bônus: traga um amigo para adicionar um pouco de tempo social.
  • Meditar. Existem muitas técnicas de meditação que podem ajudar a aliviar o estresse; todos envolvem respiração lenta e profunda e concentração. Experimente este momento de relaxamento: encontre um quarto privativo, feche a porta e sente-se em uma cadeira. Feche os olhos ou olhe para o chão. Relaxe seus ombros e sua mandíbula. Delicadamente, coloque as mãos sobre a barriga e leve a respiração para baixo, de forma que as mãos se levantem ligeiramente. Expire com a mesma lentidão. Continue respirando lenta e profundamente por cerca de três minutos. Permita que seus pensamentos venham e vão – não tente controlá-los, apenas testemunhe-os sem julgamento. Saia lentamente de sua respiração profunda abrindo os olhos ou erguendo o olhar. Levante-se e estique os braços acima da cabeça e sacuda os braços e as pernas.
  • Marque uma consulta para obter ajuda. Se o seu empregador oferece um Programa de Assistência ao Empregado / Família (EAP / EFAP), ele pode fornecer aconselhamento e informações confidenciais de curto prazo para ajudá-lo a lidar com o estresse relacionado ao trabalho, bem como com questões pessoais e familiares. Ligue ou envie um e-mail para marcar um horário.

Se você tiver 30 minutos…

  • Fale com seu chefe. Se sua carga de trabalho parece fora de controle, tente falar com seu gerente sobre o desenvolvimento de alguma flexibilidade em suas demandas de trabalho. Use uma abordagem lógica, mas firme, e seja educado. Você não pode ofender os responsáveis por você, mas pode manter a calma e pedir um pequeno ajuste na carga de trabalho.
  • Enfrente algo grande. Você pode acreditar que tem um desempenho melhor sob pressão, mas está apenas dando uma desculpa para procrastinar? Na verdade, adiar as coisas pode ser mais estressante. Reserve um tempo para começar um projeto iminente, mesmo que seja apenas para planejar seu ataque.

Além disso, controlar o seu estresse no trabalho pode lhe ajudar a controlar outras áreas de sua vida, como potencializar alguma dieta ou programa para emagrecer que você esteja colocando em prática.

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Até a próxima!