Como entrar em forma para praticar futebol

Praticar esportes é benéfico para sua saúde; entretanto, é conveniente ter uma preparação prévia para começar em qualquer um deles.

Equipamento para entrar em forma

Antes de iniciar o treinamento é necessário ter os equipamentos necessários para evitar lesões e estar seguro. O equipamento de que você precisa dependerá do tipo de rotina de exercícios de futebol que você escolher.

Nossas recomendações são:

  • Use sempre roupas confortáveis ​​e largas que permitam um melhor movimento.
  • Sempre carregue água para se hidratar.
  • Se você vai fazer exercícios de resistência ou força, certifique-se de usar calçados esportivos adequados.
  • Se você treina no campo de futebol, leve seu equipamento de jogador.

Como entrar em forma para praticar futebol

O esporte pode ser muito exigente, além disso, podemos encontrar diferentes variantes de futebol . É importante que todos estejam em forma para ter o melhor desempenho possível. Se praticado regularmente e treinado rigorosamente, os resultados podem ser incríveis.

Neste post daremos um guia que o ajudará a ter um melhor rendimento e uma excelente condição física.

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Aqueça e alongue seus músculos

Antes de iniciar qualquer treinamento esportivo é necessário um aquecimento, isso ajuda o corpo a se preparar para a atividade física. A falta de aquecimento pode causar ferimentos.

Você pode correr no lugar, agachar, abdominais ou alguns alongamentos dinâmicos para começar. Você quer ter certeza de que seu aquecimento é vigoroso o suficiente para que seus músculos fiquem relaxados.

A isso você deve adicionar uma boa sessão de alongamento. Certifique-se de fazer isso com todo o corpo, pés, pernas, braços, tornozelos, pulsos, ombros, costas e pescoço. Deixar de alongar o corpo adequadamente pode causar entorses.

Pratique o controle da bola

Em um plano de treinamento para jogadores de futebol, deve-se incluir a prática de controlar a bola. A recomendação é fazer isso por 10 ou 15 minutos no início e no final da sessão de exercícios, eles ajudam a ter uma melhor coordenação e a marcar o foco.

Para esses casos é importante comprar chuteiras , pois são elas que você vai trabalhar no campo. Comece com exercícios como dribles, autopasses e pull-ups.

Construa força e resistência

Para melhorar a condição física, você pode correr. Correr não vai te ajudar em nada, você deve ir em um ritmo constante e moderado ao ponto de se sentir um pouco cansado. Você pode alternar cerca de 3 minutos para correr com outros 2 para descansar e repetir isso várias vezes.

Você verá que com o tempo terá melhor resistência no futebol . A velocidade de desenvolvimento também é importante, portanto, depois de ganhar resistência, você deve trabalhar nisso. Meça as distâncias, praticar perto da sua comunidade pode dar uma ideia do quanto você avançou. Use instalações ou edifícios como uma referência de onde você veio.

Faça treinamento de força

Embora agilidade e resistência sejam importantes, você não pode esquecer a força. Você deve adicionar exercícios regulares à sua rotina para desenvolvê-la. Se você quiser treinar em casa, pode fazer flexões, agachamentos e estocadas.

Se você tem acesso a algum tipo de pesos, você também pode usá-los; entretanto, a recomendação é que para ganhar força é necessário que a intensidade seja alta e as repetições baixas. Se você não está acostumado, comece devagar. Sobrecarregar a si mesmo pode machucá-lo, por isso é importante estar ciente de quanto peso você pode suportar.

Também é importante exercitar a zona intermediária, pois é ela que o ajuda a parar, mudar de direção ou chutar. O ideal é treinar essa parte do corpo duas vezes por semana. Com agachamentos, abdominais ou ciclismo, você pode fazer isso.

Fortaleça seus joelhos

Os joelhos também são uma parte importante da rotina de preparação física do futebol .

Para fortalecê-los, você pode ficar no chão com um pé só e, em seguida, levantar o joelho mais ou menos ao nível do quadril. Abaixe suavemente um pé levantado enquanto levanta o outro. Faça várias repetições até se acostumar.

Este exercício é básico e você também pode usá-lo como aquecimento. Isso ajudará a levantar os joelhos muito mais alto durante a corrida e evita que você tropece.

Melhore sua agilidade

Você pode melhorar significativamente com uma escada de agilidade. Estique-o no chão, certifique-se de que é o mais plano possível. Comece a correr de ponta a ponta usando padrões de footwork.

É melhor pisar apenas nos espaços entre as divisões. Este exercício exige muita concentração e também que os pés estejam posicionados de forma específica e precisa.

Outra maneira de usar a escada de agilidade é jogar amarelinha ou correr de lado e alternar degraus. Você pode realizar rodadas alternadas com outros exercícios e criar seu próprio circuito.

Pratique com lances livres

Termine seus treinos com a prática de lance livre. Certifique-se de usar sempre o calçado certo para isso. Por exemplo, as chuteiras Nike Premier II FG , que possuem uma placa estabilizadora.

Espere seu corpo esfriar um pouco após o treino e dê alguns lances livres de diferentes ângulos. Algo que pode ajudá-lo é tentar simular algumas das condições em que você estaria em um jogo real.

Saber chutar é uma das habilidades fundamentais neste esporte, portanto, é impossível substituir este exercício por outro. Você também pode melhorar sua precisão se praticar com uma objetiva pequena.

Recomenda-se que você invista 30 minutos em cada perna, se aprender a chutar com as duas ficará muito mais versátil.

Dicas ao se exercitar

  • Estabeleça bem a sua rotina e seja consistente.
  • Registre seus tempos de corrida para que você possa ver as melhorias gradualmente.
  • Se você não fez nenhum treinamento anterior, é melhor começar devagar para não se machucar.

Quando você quer praticar um esporte, deve entender que ele requer preparação. Saber como entrar em forma para praticar o futebol é uma tarefa que exige tempo e perseverança. É importante que você siga todas as medidas de segurança possíveis para evitar lesões.