Desconforto e ansiedade

Sair de novo, pegar transporte e entrar em contato com outras pessoas pode ser uma fonte de ansiedade em um contexto de vírus e disseminação. Apesar de desconfiados, é importante saber que o vírus permanece presente e que é nosso dever como cidadãos respeitar os gestos de barreira.

Se você sofre com constante crise de ansiedade considere consultar um psicólogo.

Como você sabe, isso envolve usar uma máscara para cobrir o rosto, espirrar ou tossir no cotovelo, lavar as mãos frequentemente com sabão ou uma solução hidro alcoólica, respeitar o distanciamento social o máximo possível e, finalmente, se você não se sentir bem em ficar em casa para proteger os outros.

Tais medidas podem causar grande estresse quando você precisa sair e muito mais quando precisa transportar. Isso é completamente normal, não há vergonha em ter medo de pegar o metrô, de ter a impressão de sufocar com a máscara.

O clima sanitário gera esse estresse e eu vou lhe oferecer técnicas para tentar combater essas ansiedades. Neste artigo, vou oferecer vários exercícios de sofologia de acordo com o ritmo do seu dia: no caminho para o trabalho, no escritório, em casa.

A caminho do trabalho:

 

Na sofologia, a importância é baseada na respiração, mas não apenas, o positivismo tem um lugar muito importante. Ao sair de casa para trabalhar, não se esqueça de apreciar o ambiente, a oportunidade de aproveitar novamente a vitamina D do sol e o espaço ao seu redor.

Você precisa aproveitar essa jornada engajando-se em comportamento consciente através da visualização. Mindfulness o que é isso? trata-se de um modo de existência inspirado pelo budismo, simplesmente é o fato de estar plenamente presente. Concentre-se inteiramente no momento presente.

Ao viajar de sua casa para seu local de exercício, você tentará esse exercício de atenção plena para aproveitar esta jornada sem estar na projeção negativa do seu dia,

Com um ritmo moderado e constante, tente dar toda a atenção à sua respiração, seguindo o caminho do ar por um a dois minutos.

Em um ciclo de pelo menos 12 respirações, convido você a dar seus passos no tempo de inspiração e expiração. Quanto ao seu olhar, deixe-o flutuar à sua frente, concentre-se no que o rodeia e no que lhe parece agradável, inspire o momento presente, bem como os pensamentos que o acompanham e expire lentamente, de acordo com a sua caminhada e o momento.

Agora você está instalado em um trem do metrô, em um ônibus e é complicado respirar com a máscara. Sua respiração acelera porque a presença de outros viajantes cria uma sensação de asfixia e angústia em você.

Feche os olhos por alguns segundos no bloco de inspiração por 5 segundos e expire calmamente pela boca enquanto relaxa os ombros. Vamos iniciar um exercício que você pode fazer ao longo de sua jornada que permitirá que você se concentre no seu corpo e não no seu ambiente.

Coloque a mão esquerda aberta, sobre o joelho esquerdo, a palma da mão voltada para você. Pressione o polegar da mão direita no centro da palma da mão e faça movimentos em espiral para que funcione completamente.

Você então mudará para a mão direita colocada no joelho direito e os gestos de massagem serão realizados desta vez com o polegar da mão esquerda. Esses gestos muito simples permitem levar suavidade ao momento e concentrar-se nas sensações a ele ligadas, apagando o ambiente.

No seu local de prática:

 

Em um dia de trabalho regular, a pressão e as responsabilidades profissionais podem pesar sobre seus ombros, tanto no sentido real quanto no real. Mas desde o retorno ao escritório por desconfiança, outra pressão foi adicionada às outras: organização.

Alguns de vocês chegam ao escritório sozinhos, ficam atrás de barreiras de acrílico, outros passam um tempo monumental lavando as mãos com gel hidroalcóolico e, finalmente, muitas pessoas se vêem comendo sozinhas na hora do almoço.

Os intervalos, que eram conviviais e permitiam relaxar, se transformam em uma refeição solitária e não permitem que você respire e dê um passo para trás do trabalho.

Caminho de volta para casa:

 

Nesse caminho, convido você a fazer um trabalho mais dinâmico. É importante, como durante o trajeto da manhã, sincronizar sua caminhada com sua respiração e pensamentos.

Inspire pelo nariz e expire por um longo tempo, enquanto contrai o abdômen como se estivesse apertando os abdominais. Essa contração obriga a respirar mais, associar esse longo suspiro a uma exteriorização de sua carga mental. Tudo o que aconteceu no trabalho que não tem mais lugar deve sair nessas exalações e contrações.

Aumente ligeiramente o ritmo de sua caminhada, para que você tenha que respirar mais rapidamente, o que acelerará seu ciclo respiratório. Lembre-se de continuar equiparando essas expirações ao seu dia de trabalho e à necessidade de deixar tudo ir agora antes de voltar para casa.

Depois, volte para uma caminhada descontraída, imagine jogar fora as emoções, as tensões do seu dia, bem como toda a angústia e agressão que você sentiu. Faça este exercício pelo menos três vezes para liberar todo o negativo, toda a pressão que está se acumulando em seu corpo e mente.

Você pode até associar essas exalações a outro exercício: contrair os punhos fechados e exalar tudo o que é liberado, jogando os punhos enquanto abre as mãos.