Por que os ômega-3 são bons para o cérebro?

Como você já sabe, uma boa alimentação desempenha um papel fundamental em nossa saúde diária. Alguns dos nutrientes de que seu corpo precisa para funcionar bem incluem vitaminas, oligoelementos e ácidos graxos poliinsaturados, que você conhece, entre outras coisas, como ômega-3. Mas você sabia que os ômega-3 também são essenciais para o bom funcionamento do cérebro? Descubra o porquê neste artigo.

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Como o ômega-3 age em nossos cérebros?

Já conhecidos por melhorar a beleza da pele e boa função digestiva, os ômega-3 também têm efeitos no cérebro. Caso você tenha perdido, esses ácidos graxos essenciais constituem mais de 20% da massa seca do cérebro. Em outras palavras, eles são essenciais para o bom funcionamento das células cerebrais. Se faltarem, as consequências nas funções cognitivas podem ser catastróficas: perda de memória, distúrbios de atenção, etc.

Seu corpo não fabrica ômega-3, por isso é essencial consumi-los em quantidade suficiente. Vários pesquisadores confirmaram essa necessidade por meio de vários testes. Pessoas que consumiram ômega-3 apresentam menos distúrbios cerebrais do que pessoas que não consumiram esses ácidos graxos bons. Além disso, agora é aceito que a suplementação de ômega-3 pode limitar transtornos cognitivos ou psiquiátricos devido à doença ou à idade.

Simplificando, os ômega-3 são para o cérebro o que a gordura é para a corrente de uma bicicleta. As células cerebrais estão constantemente se comunicando umas com as outras (como a corrente da bicicleta com o câmbio). Para facilitar essa comunicação, eles precisam constantemente de ácidos graxos essenciais, como ômega-3 (assim como a corrente da bicicleta precisa de gordura para funcionar). 

Mas com o tempo e / ou doença, as células cerebrais não se comunicam mais adequadamente entre si e, eventualmente, causam prejuízo cognitivo (como uma corrente de bicicleta descarrilada). Infelizmente, as comparações terminam aqui, pois onde ainda é possível consertar uma corrente de bicicleta ou desviador com defeito, as degenerações das células cerebrais são irreversíveis.

Para cuidar do seu cérebro e evitar que envelheça prematuramente, é fundamental garantir um estilo de vida saudável. Isto requer nomeadamente um sono de qualidade, a prática de uma actividade física regular e também pelo conteúdo do seu prato.

Quais alimentos são ricos em ômega-3?

Vários óleos e sementes são muito ricos em ômega-3, como óleo de fígado de bacalhau, óleo de colza ou mesmo sementes de linho. Mas se há um alimento que não deve ser negligenciado, esse alimento é o peixe e, mais particularmente, a cavala e o salmão.

Se esses alimentos não estão entre os seus favoritos, existe uma solução: suplementos alimentares ricos em ômega-3, de preferência ômega-3 da pesca sustentável. Associados a um estilo de vida saudável, esses suplementos alimentares promovem o bom funcionamento do cérebro e ajudam a reduzir o risco de degeneração.

E você ? Como você consome ômega-3?