Alimentos para aumentar sua energia e humor

Os alimentos podem aumentar a energia e o humor?

Médicos e cientistas estão examinando as conexões entre os alimentos que comemos e nossa energia e humor. Existem evidências científicas para apoiar o fato de que as mudanças na dieta podem ter um impacto positivo na química e no metabolismo do cérebro, levando a melhorias no humor e no nível de energia.

Começando

Os alimentos aumentam nossa energia porque são uma fonte de calorias ou porque estimulam o corpo a queimar combustível com mais eficiência.

Alguns alimentos contêm cafeína, que também aumenta a energia, como algumas frutas. Os melhores alimentos para manter o bom humor são aqueles que contribuem para estabilizar os níveis de açúcar no sangue e estimulam a secreção de substâncias que afetam positivamente o humor. Os slides a seguir discutirão alguns desses alimentos que aumentam o humor.

Carboidratos inteligentes

Embora muitos dieters evitem carboidratos, eles desempenham um papel importante na promoção do bom humor e no fornecimento de energia. Os carboidratos são a fonte preferida de combustível para o corpo e aumentam os níveis de serotonina, uma substância química do cérebro que melhora e estabiliza o humor.

No entanto, nem todos os tipos de carboidratos aumentam o humor. Os doces tendem a causar picos rápidos – e depois quedas – no açúcar no sangue, causando cansaço e mau humor.

Carboidratos de grãos inteiros, como pão de trigo integral, arroz integral e cereais são absorvidos mais lentamente na corrente sanguínea, promovendo níveis estáveis de açúcar no sangue e energia.

Cajus, Amêndoas e Avelãs

Níveis baixos de magnésio podem afetar negativamente seu nível de energia. O magnésio é importante para o corpo converter os açúcares da dieta em energia. Cajus, amêndoas e avelãs são boas fontes de proteína e magnésio. Outros alimentos ricos em magnésio são grãos inteiros (especialmente farelo de cereais) e certos peixes, como o linguado.

Castanha-do-pará

Os baixos níveis do mineral selênio também foram associados a humores mais pobres. A castanha-do-pará é uma boa fonte de selênio na dieta e quantidades menores desse mineral são encontradas em frutos do mar, carnes, grãos inteiros e feijão. Mas esteja ciente: selênio em excesso é prejudicial.

Carnes Magras

O aminoácido tirosina aumenta os níveis de duas substâncias químicas cerebrais, norepinefrina e dopamina, que podem aumentar o estado de alerta e o foco. Carnes magras (porco, vaca, peru e frango sem pele) são alimentos proteicos que contêm tirosina. Essas carnes também contêm vitamina B12, que pode atuar no alívio da depressão e da insônia.

Salmão

Peixes gordurosos, como o salmão, são saudáveis para o coração devido ao seu conteúdo de ácidos graxos ômega-3. O teor de gordura saudável também pode diminuir o risco de depressão. Nozes e vegetais de folhas verdes escuras são outras fontes de ácidos graxos ômega-3.

Folhas verdes

O folato, encontrado em vegetais de folhas verdes, também pode ajudar a proteger contra a depressão. Outras fontes de folato na dieta incluem frutas cítricas, legumes e nozes.

Fibra

Muitas pessoas têm dietas deficientes em fibras. As fibras podem ajudar a manter constantes os seus níveis de energia durante o dia. As fontes dietéticas de fibra incluem feijão, grãos inteiros, vegetais e frutas inteiras.

Água

Mesmo uma desidratação leve pode ter efeitos negativos em sua saúde, como redução do metabolismo e drenagem de energia. Mantenha-se hidratado o dia todo bebendo muita água ou bebidas sem açúcar.

Produtos frescos

Consumir frutas e vegetais frescos é outra maneira de se manter hidratado e manter altos os níveis de energia. Frutas frescas e vegetais são ricos em água e podem encher lanches. A aveia e a massa são outros alimentos ricos em água, pois absorvem a água do cozimento.

Café

Embora seja uma solução temporária, a cafeína oferece um aumento de energia de curto prazo, melhorando a concentração e os níveis de energia.

Pequenas porções frequentes de cafeína funcionam melhor do que uma grande dose para manter altos os níveis de energia. Consumir muita cafeína, entretanto, pode dificultar o sono adequado, drenando ainda mais os níveis de energia.

Chá

Tomar uma xícara de chá é um conhecido ritual de relaxamento e também fornece uma dose de cafeína. Há evidências que mostram que a cafeína pode melhorar seu estado de alerta, memória e tempo de reação.

Chocolate escuro

O chocolate também contém cafeína, e um estimulante químico chamado teobromina também está presente no chocolate. Experimente um pequeno lanche de chocolate amargo para uma pausa para melhorar o humor.

Café da manhã

Pessoas que tomam o café da manhã regularmente têm um humor melhor durante o dia do que aqueles que pulam esta refeição importante. Um café da manhã saudável contém fibras e nutrientes e é feito de uma combinação de boas gorduras, carboidratos integrais e proteína magra.

Refeições Frequentes

Comer pequenas refeições ou lanches a cada 3-4 horas resulta em um nível de energia e humor mais constantes do que o consumo de algumas refeições grandes. Idéias para pequenas refeições saudáveis incluem meio sanduíche de peru com salada, cereais integrais e leite, ou manteiga de amendoim com biscoitos integrais.

Suplementos Energéticos

Suplementos energéticos como noz de cola, erva-mate, guaraná e extrato de chá verde provavelmente têm um efeito semelhante ao de uma xícara de café, uma vez que muitos dos chamados suplementos energéticos contêm cafeína ou produtos químicos semelhantes.

Bebidas energéticas e géis

Bebidas energéticas e géis podem ser úteis para quem participa de atividades físicas de alta intensidade, mas provavelmente não são necessários para a maioria das pessoas. Eles geralmente são ricos em calorias e contêm carboidratos simples (açúcar) e poucos nutrientes.

Exercício para Energia

O exercício é outro estimulador natural do humor, sendo que o mesmo ainda pode ajudar a emagrecer. Quanto mais ativo você for, maior será o benefício para sua saúde emocional. As evidências mostram que os exercícios podem aliviar a depressão e contribuir para um aumento do nível de energia ao longo do dia.

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