Como evitar lesões esportivas, tudo sobre esporte

Você já teve uma lesão que o impediu de praticar esportes? Nesse caso, você provavelmente já sabe quanto tempo a recuperação pode levar. Lesões esportivas podem afetar não apenas atletas profissionais, mas também quem se exercita.

A boa notícia é que existem certas medidas que você pode tomar para evitar lesões. Este artigo explica o que você pode fazer para reduzir as chances de ferimentos.

FIQUE LIVRE DE LESÕES

Manter-se ativo é divertido, mas se você pratica um esporte ou faz alguma atividade física, há uma chance de você se machucar em algum momento. Aqui estão algumas maneiras de evitar lesões.

Uma das formas de evitar as lesões é usar os calçados apropriados para cada esporte, por exemplo se vai correr o tênis é de corrida, se for jogar basquete, o Tênis de basquete é o recomendado e por aí vai.

tenis_de_basquete

Aquecimento para evitar ferimentos

O aquecimento antes de começar a se exercitar prepara o corpo, não apenas fisicamente, mas mentalmente. Você pode pensar que não tem tempo para se aquecer antes de se exercitar, mas o aquecimento tem vários benefícios, como:

  • aumento do fluxo de sangue e oxigênio para os músculos
  • maior flexibilidade (se você esticar)
  • maior relaxamento e concentração

Seu aquecimento deve incluir diferentes tipos de exercícios , como corrida, alongamento suave e alguns exercícios resistidos. É muito importante alongar os músculos que você irá usar durante o exercício.

A duração do aquecimento e sua intensidade dependerão do nível de exercício que você fará. Em geral, deve durar pelo menos 15 minutos, tempo suficiente para começar a suar, mas sem se sentir cansado.

Alongamentos para evitar lesões

Alongar antes e após o exercício pode melhorar sua flexibilidade e evitar lesões. Muitas das lesões esportivas mais comuns são devidas, em parte, à falta de flexibilidade.

Gentilmente e lentamente, estique os músculos até o ponto de tensão e mantenha-os alongados por pelo menos 30 segundos. Você deve sentir uma sensação de alongamento ao invés de dor. Quando você mantiver seus músculos esticados, certifique-se de não saltar – tente ficar o mais imóvel possível.

Muitas das lesões esportivas mais comuns são devidas, em parte, à falta de flexibilidade.

O alongamento beneficiará especialmente os músculos de:

  • os bezerros
  • coxas (quadriláteros)
  • coxas posteriores (isquiotibiais)
  • as costas

Use o equipamento certo

Existem centenas de modelos diferentes de tênis no mercado e saber quais comprar pode ser bastante esmagador. Os melhores tênis são aqueles que se adaptam à forma dos seus pés.

Se você não tiver certeza se está usando os sapatos certos, convém levá-los a uma loja especializada em esportes e pedir conselhos. Algumas lojas têm consultores experientes que podem vê-lo correr e recomendar o tênis certo para você. Se possível, leve um par de tênis velhos com você para que o consultor possa analisar como eles foram usados.